terça-feira, novembro 15, 2005

As Juventudes Partidárias






As Juventudes Partidárias, orgãos autónomos dos seus partidos de origem, têm como uma das suas funções principais aproximarem os jovens dos nossos dias da política e do movimento cívico, de modo a que a política esteja em permanente renovação de pessoas e de ideias. À primeira vista, é de facto positivo haver este tipo de organizações, não só porque aproximam as camadas mais jovens da população da vida política, como seriam uma lufada de ar fresco nos seus partidos de origem, critincando com irreverência as suas opções sempre que fosse necessário, característica própria da juventude.

No entanto, com o passar dos tempos, tem-se assistido à perversão dos "Jotas". Hoje em dia, são poucos aqueles que entram numa juventude partidária com o intuito de contribuir para uma causa comum, mas sim para contribuirem para a seu própia causa. Hoje em dia, sem sombra de dúivida, é-se Jota para se assegurar um futuro nalgum cargo de nomeação política, vulgo "job for the boy". Tenha-se ou não valor, tenha-se ou não um curso universitário, um bom curriculum laboral o que interessa é chegar a algum cargo de assessor, de confiança política na função pública através de algum conhecimento obtido atrás das máquinas partidárias. Hoje em dia o critério para se se aceder a cargos de nomeação política já não é o mérito mas sim o ser-se filiado nalgum partido ou nalguma Jota, o que é extremamente grave para o sistema político, mas também para a prória juventude.

Corre-se o sério risco de se tornar uma boa ideia, o de aproximar os jovens das questões cívicas e da política, numa grave perversão das juventudes, pois é natural que os jovens com real valor se afastassem deste tipo de organizações porque vêm que não é o mérito que impera na escolha das pessoas para alguns cargos importantes, mas sim o "amiguismo" e o "compadrio" poítico. O que fará, inevitavelmente, que só se aproximem das Jotas os meninos que querem "safar-se" á conta da política e não" safar" a prórpia política.

Por isso mesmo creio que era bom que se acabassem com as Jotas, pelo menos enquanto pairar a ideia que essas só servem para formar futuros maus políticos profissionais

3 comentários:

Lxscorpio disse...

Se fossem só estas juventudes parasitárias a viver à nossa conta...já não era mau.

Slash disse...

Guns and Roses Welcome to the jungle mais palavras para que...

Welcome to the jungle
We got fun 'n' games
We got everything you want
Honey we know the names
We are the people that can find
Whatever you may need
If you got the money honey
We got your disease

DVS disse...

Juventudes, salvo honrosas excepçoes, sao merda...
Plain old shit