quarta-feira, julho 21, 2004

BENFICA: MAIS UM ANO DE TRAVESSIA NO DESERTO

Ano novo, ideias velhas, gente velha, ambições velhas, treinador velho e, em princípio, resultados velhos. Manuel dos Santos é a mais sonante contratação do clube do Alto dos Moinhos, Alcides veio lesionado,  Paulo Almeida com 5 quilos a mais, Amoreirinha danado para dar cabo de canelas doa adversários, Quim e Yanick vêm tirar o lugar a Moreira, eis a realidade deste popular clube de bairro! José Veiga e Viera fazem os seus negócios, Trapatonni manda treinar com camisolas e na praia para dar força ao ao físico dos atletas... é triste a situação deste clube recreativo... esperamos por melhores dias...

segunda-feira, julho 19, 2004

Novo governo, vida nova

Depois de toda esta angústia e incerteza temos finalmente um novo governo, liderado pelo verdadeiro artista português, Santana Lopes. Dos elementos do governo  pode-se destacar pela positiva os nomes de António Mexia como ministro das Obras Públicas, Bagão Felix  ministro das Finanças, e as manutenções de Filipe Pereira na Saúde e Graça Carvalho no Ensino Superior. Pela negativa os nomes de Alvaro Barreto, com já 68 anos, como ministro da Economia, Nobre Gudes no Ambiente e Telmo Correia no Turismo.
Enfim, quando um governo inicia funções é sempre necessário dar o benefício da dúvida, e esperar que as coisas corram bem, embora, como todos nós sabemos, este governo vai estar sujeito a uma pressão enorme por parte dos media e dos partidos da oposição, que tudo farão para obstruir o trabalho do governo, tentando criar intrigas e divisões nos elementos do governo. Para o bem de Portugal esperemos que o governo se aguente imune aos ataques de que vai ser alvo.


sexta-feira, julho 09, 2004

Sporting que futuro?

O Sporting iniciou hoje a nova época, com o plantel quase semelhante à última época. Liderado pelo ex:treinador adjunto da época negra do Real de Madrid, José Peseiro, os grandes reforços desta nova época foram até agora os regressos de Dani e Luis Filipe e mais alguns juniores da equipa B. Esperava-se mais do Sporting, mas assim já se adivinha uma época semelhante à anterior, o que é pena pois todos nós gostariamos de ver um Sporting mais competitivo e mais forte que lutasse pelo título.

O Bloco fabricado

É curioso observar o protagonismo e o mediatismo que o Bloco de Esquerda, tem tido na vida política portuguesa. Nascido da fusão de três pequenos partidos da extrema-esquerda, PSR, UDP e política XXI (antigo MDP/CDE), o bloco constituiu-se assim uma união destes três partidos com o objectivo de elegerem deputados, que de outra forma jamais o conseguiriam.
Através de uma estratégia de defesa das causas polémicas da sociedade portuguesa, que os outros partidos não defendiam ou defendiam em voz baixa, como a liberalização do uso de drogas leves, a criação de casas de chuto, o aborto, a eutanásia, direitos para os emigrantes, homossexuais, minorias étnicas, o bloco foi crescendo. Assim, tendo tido dos medias portugueses um protagonismo e uma cobertura jamais conseguida por nenhum outro partido ou movimento recém criado, o Bloco conseguiu eleger dois deputados nas primeiras eleições, três nas segundas e um euro deputado nas eleições europeias.
Este crescimento não tem feito bem ao bloco e aos seus dirigentes, que neste momento apesar da ridícula expressão parlamentar, tem resvalado para um radicalismo quase extremo das suas causas e ideias. No parlamento, liderado por Francisco Louçã, adoptaram um discurso bastante arrogante, com uma linguagem bastante agressiva na defesa das suas causas e na rua incentivando à agitação social, através manifestações cada vez mais radicais. No entanto esta crescente radicalizarão do Bloco, tende a ser visto pelos media e pelo meio intelectual de esquerda, como um saudosismo e revivalismo das grandes lutas antifascistas do passado, tendo por isso o seu apoio inequívoco. Veremos quais serão as consequências deste mediatismo do Bloco no futuro, mas adivinho que não serão nada boas para o país.

segunda-feira, julho 05, 2004

O tabu de Sampaio

Já começa a ser anedótico, o tabu que o presidente Sampaio tem feito, sobre a possibilidade de dissolver a Assembleia da Repúbica e convocar eleições antecipadas. Todos nós gostariamos de ter um Presidente capaz de decidir rápidamente, mas parece que todos os socialistas tem esta terrivel deficiência de demorar a decidir e quando decidem é sempre uma meia decisão, pois querem agradar a todas as partes.
Esperemos que Sampaio não vá pelas pressões idiotas dos partidos de esquerda e mantenha a coerência que teve com Guterres, propondo ao PSD, a formação de novo governo.

Menos ais Menos ais, Queriamos muito MAIS

Infelizmente, a seleção portuguesa resolveu fazer aquilo que sempre tem feito ou seja falhar sempre na hora decisiva. Quer dizer, andamos nós a fazer este investimento brutal, em dez estádios novos ou quase novos, para virem cá uns gregos e ganharem a taça.
O jogo foi decepcionante, a equipa não jogou absolutamente nada, para isso muito contribuiu a exibição dos grandes jogadores fabricados pela imprensa como é o caso do Deco, Ricardo Carvalho, o Maniche. Curioso observar que quando Portugal perdeu o primeiro jogo contra a mesma Grécia, logo muitos seres iluminados, disseram que a culpa era dos jogadores que tinham jogado, como o caso do Rui cCosta, Fernando Couto, Rui Jorge e que a seleção tinha era de jogar com os grandes jogadores do Porto, agora estes mesmos jogadores perderam também contra a Grécia e até agora não ouvi ninguém criticar estes jogadores. Enfim este é o país que temos, com estes fazedores de opinião tendenciosos, que estão sempre a favor do Porto e as únicas criticas que fazem é sempre aos jogadores das outras equipas. O caso mais flagrante é do jogador brasileiro Deco, que não jogou absolutamnete nada na maioria dos jogos mas foi sempre considerado um génio, aliás tratam-no sempre pelo Mágico, como isto é possível. Se ele fosse bom já não estava em Portugal à muitos anos.

sexta-feira, julho 02, 2004

Domingo dia 4 de Julho o dia de Portugal

Domingo, vai ser um dia inédito, pode acontecer aquilo que parecia impossivel, ou seja Portugal pode sagrar-se campeão Europeu. Mesmo a jogar com um jogador Brasileiro disfarçado de português, espero que este sonho jamais alcançado, se torne realidade e a Europa e o Mundo veja o que nós já fomos, o que somos e o que iremos ser, um Portugal cada vez mais forte.

quinta-feira, julho 01, 2004

A AZIA

De Miguel Sousa Tavares.

Motivo: Portugal estar a fazer uma brilhante carreira no Euro 2004.