quarta-feira, junho 30, 2004

SUGESTÃO DE LEITURA

Para quem quiser conhecer melhor D. Mário Soares, Rei de Portugal, dos Algarves, Pai da Democracia Portuguesa e a sua grandiosa personalidade, aconselho a leitura de "Autobiografia-Política" Do Prof. Aníbal Cavaco Silva

Histeria anti-Santana

Assistimos nos últimos dias a uma histeria colectiva, com declarações de várias personalidades ilustres e menos ilustres, manifestações "espôntaneas", anti-Santana. É certo que a figura Santana Lopes é tudo menos consensual, mas ninguém o pode acusar de não ser democrata. O que custa a muitos que se proclamam democratas, é que a democracia tem esta coisa desagradável de poder eleger pessoas que eles não gostam. Para isso, podem sempre tentar, fazer um golpe de estado e na futura Constituição podem proibir pessoas como o Santana Lopes de exercer cargos políticos, é uma solução.

O sábio Soares

Pois é o grande educador do povo português, pós-25 de Abril, tinha de fazer a sua aparição neste momento conturbado da vida política portuguesa. Não podia ter opinado de melhor forma, para esta isenta personalidade portuguesa, Durão Barroso é uma figura fraca, sem carisma e só foi convidado para presidente da comissão europeia porque mais ninguém queria aceitar o cargo. São umas considerações surpreendentes, para quem andou a oferecer-se para o cargo de presidente do parlamento europeu e não mais conseguiu do que ser um simples eurodeputado. É curioso observar que esta figura, de certo, preferia ver no cargo um espanhol, do que um português. Ainda bem que é considerado pela generalidade da comunicação social e dos portugueses, como um democrata, um moderado e um grande português, pois se não fosse assim não sei o que mais teria dito.